segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Futebol e Web 2.0


Assine nosso Feed ou receba os artigos por email

Assistindo os jogos de futebol desse final de semana e vendo a multidão de torcedores fanáticos que estavam nos estádios torcendo por seus times, me veio um click. Atualmente, principalmente no Brasil, os times de futebol são responsáveis por algumas das maiores concentrações de indivíduos em torno de um único assunto. Em tempos de Web 2.0 é de se estranhar que os nossos clubes nacionais não tenham ferramentas destinadas à captação dessas comunidades reais para, também, tornarem-se comunidades virtuais. Mesmo equipes com gestões mais profissionais como São Paulo, Cruzeiro e Santos estão a anos luz desse tipo de serviço. Dá para imaginar a quantidade de oportunidades que estão sendo perdidas devido a essa miopia coletiva dos cartolas brasileiros? Os benefícios de se ter ferramentas que fomentem redes sociais nos sites dos clubes são inúmeros: conhecimento maior do público alvo, comunicação direta com os torcedores, venda online de produtos do clube, fidelização de torcedores, etc. É claro que, como sempre acontece, quando as entidades de direito não utilizam os caminhos oficiais, indivíduos e entidades não oficiais assumem esse papel de maneira paralela. Por isso, a grande maioria dos sites de clubes transformaram-se em palácios (em alguns casos mausoléus) visitados apenas por moscas virtuais, pois não possuem estímulos suficientes para atrair e manter seus súditos. De qualquer maneira, fica aqui meu devaneio dominical futebolístico para os dirigentes que queiram aproveitar melhor o potencial de suas torcidas.

Outras postagens:

TV Digital: O que muda no curto prazo? Francamente, quase nada.
Bebês Internautas
Vantagens da TV Digital
Orkut para desenvolvedores
Crianças brasileira lideram o uso de internet
Facebook lança serviço para Blackberry
Second Life em tempos de orçamento curto
Google Maps made in Brasil

3 comentários:

Anônimo disse...

O problema é que os dirigentes de futebol brasileiros são muito fracos em comparação aos europeus...

gelop disse...

Essa é uma idéia legal... Ainda mais hoje em dia em que as fontes mais abundantes de notícias relativas aos clubes são as comunidades on-line e os blogs esportivos e não os monótonos sites dos clubes... Um abraço...

Rodrigo Novelo Primolan disse...

Uma vez li (não me lembro qual revista) sobre um time (creio que europeu) em que o mesmo era comandado pelos torcedores, através do site com enquetes e opiniões. O time deu mais certo assim do que quando havia um enorme "investimento" (ou disperdício) de dinheiro em diretores e tudo mais!

Mas ai entra o velho ditado, que se encaixa perfeitamente para esta situação:

"Em time que está ganhando não se mexe."

Futebol envolve muita grana. Se ouvirem e fizerem o que os torcedores indicam, não haverá mais necessidade de diretores, técnicos, etc ... Apenas um dono.

E ninguém quer ficar sem ganhar seus troquinhos né?

Abraços!

Add to Technorati Favorites
BlogBlogs.Com.Br