quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Marketing 2.0: A evolução do marketing online


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Estamos vivendo uma nova fase no marketing online. Quase todas as premissas que no passado eram tão sólidas estão sendo ameaçadas pela força silenciosa da Internet 2.0. Assim, resolvi postar aqui no Tecnozilla alguns fatores que considero fundamentais para entender esse fenômeno que cedo ou tarde alcançará todos.

O e-mail marketing não é mais o mesmo.

Não adianta tapar o sol com a peneira, o e-mail como ferramenta de marketing está com os dias contados. De acordo com o instituto de pesquisas americano Pew, somente 14% dos jovens que navegam na Internet usam e-mail com freqüência.

Ai você me pergunta, então como esses jovens estão se comunicando? A resposta é simples: por scraps em redes sociais (além é claro das ferramentas de mensagens instantâneas). Na verdade, esses jovens só criam contas de e-mail porque muitos serviços, na hora do cadastro, exigem isso, mas na prática quase ninguém usa no dia a dia.

Micromídia: O fim dos portais como os conhecemos

Blogs, redes sociais e agregadores de gadgets estão roubando a audiência de portais convencionais. O comportamento dos internautas tem mudado muito nos últimos tempos. A audiência tem migrado para esses serviços, que permitem uma interação muito mais profunda e flexível com conteúdos e comunidades online. Um bom exemplo disso, é o Orkut, que hoje é o site mais visitado Brasil, acessado por 70% dos internautas brasileiros ativos (ibope/netrantings). Impressionante, não?

Para essa nova forma de empacotamento e distribuição de conteúdo, através de gadgets/widgets e mashups, eu dou o nome de micromídia. São pílulas de conteúdo, pulverizadas pelos serviços de Internet 2.0 e propagadas pelo efeito de rede da colaboração online. No futuro, tudo indica que os portais de conteúdo tradicionais terão um formato menos centralizado, onde a distribuição será pulverizada e baseada no conceito de micromídia.

A Media 2.0 e o declínio da ERA DOS BANNERS

Está cada vez mais difícil captar a atenção da audiência online. As campanhas online tradicionais (Mídia 1.0) estão cada vez mais caras e produzem inversamente menos resultados. A mídia 2.0, por sua natureza viral, produz resultados muito melhores e a custos imensamente menores.

Vejo tudo isso como um esgotamento do modelo de mídia tradicional, onde a escassez de atenção está alimentando a contagem regressiva para a implosão desse modelo. Quem demorar muito para acordar para isso, pode peder o bonde para o futuro.

E agora? O que fazer?

Está claro que o ambiente está mudando. As fórmulas que considerávamos sagradas até um tempo atrás, não estão mais produzindo resultados satisfatórios.

Precisamos de um novo marketing. Que entenda o fenômeno das redes sociais. Que perceba a relevância da micromídia para entrega de conteúdo. Que aproveite as oportunidades do protagonismo digital. Que perceba que não adianta ficar martelando sobre velhas regras que não são mais adequadas. Que utilize a força das comunidades online a seu favor. Que olhe para agregadores de gadgets (iGoogle, Netvibes) como ferramentas de propagação e de relacionamento com os clientes.

Precisamos de um marketing com tudo isso e mais um pouco. Precisamos de um Marketing 2.0.

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3 comentários:

Anônimo disse...

Nossa. Vc realmente tem razão quanto a esse negócio do uso do e-mail e sobre a redução da importância dos portais.
Muito legal! Ótimo post.[]´s

Anônimo disse...

Eu por exemplo não acesso mais nenum portal de noticias. Uso o Netvibes como minha home page padrão.
Descobri seu blog hoje e adorei. Vou colocar em meus favoritos.
[]´s

Anônimo disse...

Socorro!!! Trabalho em uma agência que acha que internet não existe, muito menos a 2.0. Como faço para acordar o pessoal aqui?

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