sábado, 16 de fevereiro de 2008

Software Gratuito versus Pago: Qual escolher?


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Após alguns dias sem atualizar o Tecnozilla ( por motivos de força maior), volto com uma questão bem polêmica "O que é melhor: Software Gratuito ou Software Pago?" Não vou entrar na seara dos debates ideológicos sobre software livre e proprietário (Linux versus Windows) , já que isso é igual religião e cada um tem a sua. Vou tentar abordar o tema de uma maneira mais pragmática e prática.

Primeiramente, acredito que tenhamos que separar os usuários em dois tipos: residenciais e corporativos. Assim poderemos analisar a questão através dessas duas óticas, já que as necessidades e requisitos de ambos são bem diferentes. Em seguida, devemos considerar alguns fatores relevantes que normalmente estão relacionados ao uso de soluções de software: disponibilidade, estabilidade, segurança / privacidade, exclusividade e suporte.

De maneira geral, usuários residenciais são mais tolerantes a níveis baixos de satisfação dos fatores mencionados acima. Os usuários corporativos, por sua vez, são menos tolerantes. Isso deve-se ao motivo óbvio que, na maioria das vezes, o segundo esta trabalhando e o primeiro não.

Quando nos deparamos com uma falha no serviço de correio eletrônico da empresa (indisponibilidade, por exemplo) no momento que precisamos enviar uma mensagem importante, tendemos a reagir de maneira indignada. O mesmo não acontece se o mesmo problema acontece quando estamos usando um aplicativo gratuito (hotmail ou gmail, por exemplo) para envio de uma mensagem pessoal. Nesse caso, a forma como lidamos com o problema é mais flexível e branda. Até porque, não estamos pagando nada pelo serviço. :)

Um ponto relevante é que o serviço pago normalmente vem com suporte, enquanto que o serviço gratuito não. Se o usuário corporativo estiver com problemas em um serviço gratuito, não teria para quem reclamar. A única solução seria sentar e aguardar o concerto.

Outro fator importante é a privacidade. Ninguém é ingênuo para imaginar que as empresas que desenvolvem serviços gratuitos como e-mail, redes sociais, mecanismos de busca, mensagens instantâneas, agenda de contatos, calendários, anti-vírus, fóruns de discussão, etc são entidades filantrópicas. Na verdade, o modelo de negócio dessas empresas baseia-se em publicidade e/ou venda de serviços Premium. Isso quer dizer que as informações que são adicionadas no momento do cadastro serão utilizadas em algum momento para estimular a entrada de receita através de algum desses modelos.

Concluindo, acredito que ambos os tipos de aplicações (pagas ou gratuitas) tem suas vantagens e desvantagens, dependendo do tipo de usuário e das necessidades de cada um. Além disso, não podemos relacionar a qualidade de uma aplicação a essa questão. Existem ótimos softwares gratuitos e pagos. A escolha certa é apenas uma questão de bom senso e critérios consistentes.

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5 comentários:

Anônimo disse...

Adorei o post!! Parabéns.

Anônimo disse...

Você tem razão quando meu gmail dá pau eu não ligo, mas quando eu e-mail do meu trampo não funciona fico louco... Ai massa esse blog!!!

Anônimo disse...

Marcelo, un artículo algo relacionado con el tema pero desde otro punto de vista...
http://www.nytimes.com/aponline/technology/AP-Microsoft-DreamSpark.html

Anônimo disse...

Eu não gosto de pagar por software não. Tudo que eu uso é free.

Anônimo disse...

Votera:- Adorei seu comentario,porque será que todo ser humano diz se for de graça até injeção na testa, parabéns e um abraço.

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