sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Manifesto da Blogosfera


Assine nosso Feed ou receba os artigos por email

45% de todos os internautas ativos do Brasil consomem conteúdos de blogs constantemente (ibope/netratings), isso dá, mais ou menos, a impressionante marca de 10 milhões de pessoas. Fora isso, a audiência desse tipo de mídia está crescendo muito mais rápido que a audiência de mídias online tradicionais. Analisando esse contexto, podemos ter uma pequena noção do quanto a blogosfera será relevante como canal influenciador das massas nos próximos anos.

Hoje, existem centenas de empresas que orbitam esse ecossistema, desde sites agregadores como Technorati até pequenas agências de publicidade que atuam no corpo-a-corpo para promover marcas e campanhas publicitárias.

Além disso, temos milhares de internautas que conseguem viver de seus blogs, os monetizando através da venda de espaços publicitários (links patrocinados e/ou banners convencionais). Empresas e governos estão se curvando diante da força invisível dessa massa de formadores de opinião.

Há alguns anos atrás seria difícil imaginar o atual cenário. Blogueiros sendo mais eficientes e rápidos em divulgar e distribuir conteúdo (de todos os tipos) do que a forte industria de mídia tradicional. Atualmente, existem muitos blogs que possuem mais leitores que muito jornal ou revista por ai.

O fenômeno dos blogs está transformando em realidade os sonhos democráticos mais utópicos. Plagiando nosso presidente, me atrevo a dizer que nunca na história desse país (melhor ainda, do mundo) houve tamanha liberdade de expressão. Até porque a internet está derrubando quase todas as barreiras geográficas que limitam o acesso a opiniões e pensamentos diferentes.

Pessoas com credos, crenças e culturas diferentes estão livres para expor seus pontos de vista, denunciar, reclamar, criticar e elogiar sem que existam filtros ou censuras. Os ofensores da liberdade e da democracia já descobriram que não estão mais no controle e a cada dia que passa ficam mais encurralados.

Temos muito que caminhar, principalmente no que tange ações de inclusão digital, mas acredito, fielmente, que estamos no caminho certo. Se estivermos conscientes que esse grande poder deve ser acompanhado de grande responsabilidade, teremos a chance de ouro de fazer a diferença e contribuirmos para um mundo melhor.

A fera já acordou e está com muita fome. :)

Outros posts:
Software Gratuito versus Pago: Qual escolher?
Internet: Tendências para 2008
Marketing 2.0: A evolução do marketing online
Redes Sociais são as campeãs no Google em 2007
Redes Sociais e Blogs fazem a cabeça dos adolecentes
Todo mundo quer um iPhone
TV Digital: O que muda no curto prazo? Francamente, quase nada.
Futebol e Web 2.0
Crianças brasileira lideram o uso de internet

6 comentários:

Anônimo disse...

Sinal dos novos tempos. Já faz um tempão que não leio jornal nem revista... só fico na Web.

Edwagney disse...

Meu grande amigo Minutti.
Rapaz, esse lugar aqui é bom mesmo, mas não chega a ser tão radical a ponto de me prenderem não. mesmo porque não sou muito chegado a chiclete ... hahahahahaha
Mas a diferença que sinto de cultura é bem explícita, inclusive no modo de viver da população aqui. No próximo texto, que está quase saindo do forno, escreverei sobre isso. :-)
Quanto aos papos que rolam aqui na casa, são papos normais de uma casa comum, do tipo: bom dia, dormiu bem, o que tem planejado para o dia de hoje, como foi o dia, o estudo foi pesado, se fiz algum passeio a noite, e etc. E também me dão dicas sobre o que visitar e conhecer por aqui. E coisas do cotidiano. Hoje mesmo saiu no jornal aqui falando sobre a ponte nova que está em fase final aí em São Paulo. Me mostraram e perguntaram sobre ela, se eu morava perto e etc.
Sobre o rafting, eu gosto muito, mas acho que não é uma boa idéia não ... hehehe ... Do lado de fora da água está fazendo 1 grau e não tô afim de saber como está do lado de dentro não. rs
E programação para o final de semana, faço de acordo com o tempo. Esse próximo, por exemplo, visitarei alguns partes e uma cidade chamada Wistler, onde tem uma estação de esqui. Depois conto em detalhes como foi isso. :-)
Um grande abraço e obrigado pela visita. :-D
Ed.

Anônimo disse...

Eu amo blogs. Leio blogs o dia todo. Por mim não precisava existir outra coisa. TKTK!!

Anônimo disse...

Loucura essa coisa dos blogs. Também sou fã, mas não imaginava que estava nesse pé. Bom artigo. []´s

Edwagney disse...

Mestre, preciso de uma ajuda sua em relacao ao Xbox... rsrs
Te mandei um e-mail com alguns questionamentos.
Acho que vou comprar um, o que acha??? hehehe
Grande abraco!
Ed.

Anônimo disse...

putz. que texto fantástico.

Add to Technorati Favorites
BlogBlogs.Com.Br