quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Blogs de maior audiência? Pergunte ao Marcos Mion


Assine nosso Feed ou receba os artigos por email

Existem situações únicas que são tão inacreditáveis que parecem intervenção divina. Isso que aconteceu comigo - e que descrevo no post a seguir - foi um desses casos.

Dia: 22/01/08 18:32
Local: Starbucks da Rua Amauri - SP

Estava eu sentado folheando distraidamente o Estadão do dia anterior - era o único que tinha - e tomando um chocolate quente, pois o início da noite estava consideravelmente frio mesmo sendo verão, quando senta ao meu lado o dito cujo, ele, o cara que considero ter um dos blogs mais acessados do Brasil (mas acho que sou um dos únicos que pensa isso, pois jamais algum dos fazedores profissionais de listas "TOP alguma coisa" mencionou seu nome - nem na posição 1000): Marcos Mion. Falo sobre isso nesse outro post.

Sei que muitos dos meus leitores não aguentam mais ouvir falar dele, na verdade nem eu gosto muito do seu programa - aquele negócio meio "trash fashion" que é exibido na MTV. Mas tenho a obrigação moral de compartilhar com vocês a conversa que escorreu sorrateiramente nos meus ouvidos incautos sem que eu pudesse impedir. Tá bom! Eu poderia ter mudado de lugar, mas juro que não haviam locais vagos decentes para se ler um jornal sossegado.

Com isso, eu fique ali sentado e ouvindo. Ele estava com uma outra pessoa, representante de uma grande empresa de bebidas, que por motivos éticos não vou divulgar aqui, discutindo um patrocínio considerável... Depois de algum tempo de conversa, ele, o MM, começa a falar sobre seu blog - que fica hospedado na globo.com - e ai chegamos ao objetivo desse post (olha o meu DDA novamente ai): provar que existe uma ilusão coletiva sobre quais são os blogs de maior audiência nesse país.

Pelo que ouvi, o blog dele está entre os 5 mais acessados da globo.com e em dias de promoção chega a bater 7.000 acessos por segundo, além disso confirmou algo que eu já havia escrito aqui no Tecnozilla, cada post recebe em média 10.000 comentários. O último post dele, por exemplo, está com mais de 17 mil comentários. É impressionante, pois a área de comentários se transforma quase em um fórum de discussão. São milhares de pessoas conversando e discutindo ao mesmo tempo.

Ai fico pensando, quantos outros blogs como o do MM existem por ai e não sabemos, pois não aparecem em lista nenhuma? Será que se montássemos uma lista real dos principais blogs do Brasil os blogs que hoje são cultuados como os mais acessados fariam parte? Pelo que sei, nenhum dos TOP 10 oficiais possui 10 mil comentários por post. Olha a polêmica ai. Vai ter gente querendo me pegar na esquina.

Nesses momentos sinto-me como um herói kafkiano que por ser um estranho em seu próprio mundo não compreende as leis e regras que emanam do Castelo de Umbigolandia.

Ps.: Para ninguém contestar a veracidade das minhas palavras, segue a prova fotográfica do fato em questão, tiradas com meu iPhone.



De qualquer forma, não sou o dono da verdade, e se alguém possui argumentos consistentes e racionais que derrubem a minha teoria conspiratória, que fique a vontade para se manifestar.

Posts relacionados:
Mais uma lista "Melhores do Universo"
Mais uma lista TOP alguma coisa...
Sucesso e Web 2.0: Uma questão de inovação
Buscadores da Blogosfera
Manifesto da Blogosfera
A invasão das redes sociais
Internet: Tendências para 2008
Marketing 2.0: A evolução do marketing online
A cauda longa do mercado de mídia online

11 comentários:

Anônimo disse...

Cara, artigo fantástico. Parabéns!

Sempre achei que esse negócio de listas dos melhores armação mesmo.

Leio seu blog sempre. Sou fã.

Anônimo disse...

Oi Marcelo,

Texto bem escrito e com argumentos sólidos.

Apoio a sua tese, a metologia para montagem dessas listas realmente são um mistério.

bjs

Anônimo disse...

Nossa! Não é que é o Marcos Mion mesmo. rsrsr

Anônimo disse...

KAKAKAKAK..

Não é que esse Mion é virado para a lua mesmo..até o blog dele bomba...e olha que só tem baboseira lá..

Anônimo disse...

O pessoal faz estas listas geralmente baseados em redes ou coisas do tipo, por exemplo Technorati, como ele não se relaciona com outros Blogs não se inscreve em redes na Blogosfera, ele é iguinorado.
Existem dois mundos quando se fala em blog ou blogosfera
Um é feito de blogs com pessoas desconhecidas da mídia e o outro de empresas ou famosos e seguem caminhos diferentes.
Quanto ao blog do MM vamos combinar !!!quanta besteira!!! não vai fazer falta na blogosfera .
Não no meu mundo.
Sucesso

Abraço

Anônimo disse...

http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&pg=1&template=3948.dwt&tp=&section=Blogs&blog=116&tipo=1&coldir=1&topo=4024.dwt&uf=1&local=1


Pretinho Básico
Este também é um blog que é ignorado pertence a uma rádio aqui no Sul,
Acho que com certeza deveria aparecer em alguma lista ,mas como falei antes ele pertence a outra categoria.
Mas não descarto a hipótese de armação em listas.

Abraço

Anônimo disse...

ÓTIMO ARTIGO. VC É TIPO UM JORNALISTA INVESTIGATIVO? EHEH ESSA FOTO FOI SENSACIONAL.

FUI

Anônimo disse...

Opa só queria dizer que acabei de descobrir o seu blog e que gostei muito do seu artigo.

Anônimo disse...

Tudo bem, Marcelo?

Seu blog é um dos mais bem escritos que conheço. Continue assim. Parabéns!!!!

ABraços

Marco Rossi disse...

Pois é Marcelo, como dizem a fama abre portas e com um blog essas portas velem muito, hehe. "Portas Patrocinadas". Podemos imaginar a infinidade de blogs que não conhecemos, mas que possuem uma grande quantidade de comentários e visitas.

Um grande abraço Teacher.
Marco Aurélio Rossi - Mba Uniso

Anônimo disse...

[url=http://www.johnelwayjersey.net/]John Elway Jersey[/url]

Her website contains the writer's guidelines for almost 200 parenting publications This can hurt your businessI generated a list that can either make us happy, or it can make us miserable

[url=http://www.andrewluckjerseys.us/]Andrew Luck Women's Jersey[/url]

There were early 20th Century scholars who still promoted Locke's 'Tabula Rasa'8- Learn to listen The only concern here is that she likes the cats more than me!I have nothing against dogs, but I have always lived in apartments, which is much more conducive for raising cats When scientists make statements about something that happened millions of years past the have left the realm of empiricism

[url=http://www.frankgorejersey.net/]Frank Gore Jersey[/url]

Add to Technorati Favorites
BlogBlogs.Com.Br