No final de dezembro foi divulgado o estudo "Teens and Social Media", da Pew Internet & American Life Project. Esse estudo mostrou informações muito interessantes sobre o comportamento dos jovens de 12 a 17 anos na internet. Seguem alguns dados que tirei do material da Pew:
64% dos adolescentes criam ao menos um tipo de conteúdo na internet.
55% dos que têm um perfil em redes sociais mostram mais tendência em ter um blog.
42% dos usuários de redes sociais têm um blog.
70% deles reportam ler blogs alheios.
76% comentam posts do blog de um amigo pelas redes sociais.
35% das garotas têm blog, em comparação a 20% dos garotos.
54% das internautas postaram fotos online, contra 40% dos meninos.
19% dos garotos publicam vídeos, quase o dobro dos 10% das garotas.
47% divulgou fotos onde outros usuários possam vê-las.
89% deles afirmaram que as pessoas comentam suas imagens.
39% compartilham suas criações artísticas online.
33% criam conteúdo para outros sites ou blogs.
28% têm um diário online ou blog - em 2004, eram 19%.
27% mantêm um site pessoal, aumento de 5 pontos percentuais em comparação com 2004.
26% misturam conteúdo online com suas próprias criações.
39% restringem o acesso a suas fotos “na maioria das vezes”.
21% publicam fotos sem restringir a visualização.
19% restringem o acesso na maior parte das situações.
46% nunca limitam a visualização dos mesmos.
Seguem mais alguns dados de uma outra pesquisa da Pew (divulga em outubro/07) sobre redes sociais e web 2.0, que mostra o que os adolescentes colocam em seus perfis nas comunidades online que participam:
82% dos que criaram um perfil incluíram o primeiro nome nele.
79% colocaram foto.
66% colocaram foto dos amigos.
61% deram o nome de sua cidade.
49% deram o nome de sua escola.
40% deram o nick com que aparecem na mensagem instantânea.
39% dão links para seu blog.
29% incluem e-mail.
29% incluíram o sobrenome.
29% colocaram vídeos.
2% incluíram telefone celular.
É muito curioso, pois, analisando esses números, podemos perceber que a questão da privacidade, tão preocupante para o pessoas de faixas etárias superiores, é tratada sem muito stress por esses jovens. Esses adolescentes colaboram e interagem entre sim produzindo, modificando e publicando conteúdos próprios e de terceiros com uma naturalidade antes nunca vista.
Um outro ponto interessante que aparece no estudo, é o baixo uso do e-mail para comunicação entre esses jovens. A grande maioria prefere usar ferramentas de comunicação simples, eficientes e mais rápidas, como mensagens instantâneas e SMS. Apenas 14% dos jovens entrevistados disseram que enviam e-mails regularmente.
Muitas empresas interessadas nesse público já estão criando estratégias para se adaptar a esse novo consumidor que lê blogs (não revistas e jornais convencionais) e é influenciado por comunidades online (não por PhDs e especialistas tradicionais).
Todo mundo quer um iPhone
TV Digital: O que muda no curto prazo? Francamente, quase nada.
Bebês Internautas
Futebol e Web 2.0
Vantagens da TV Digital
Orkut para desenvolvedores
Crianças brasileira lideram o uso de internet
Facebook lança serviço para Blackberry
Second Life em tempos de orçamento curto
Google Maps made in Brasil
8 comentários:
Vou tentar ver melhor esses resultados. Boa iniciativa: também acredito nas potencialidades democráticas da Internet.
Abraço
A internet mudou bastante, gostei muito desses resultados, eu me lembro quando blog antigamente era um diário, hoje em dia não é mais.
Novos tempos estão chegando... ótimas informações... Rick concordo com vc. abs.
Oi Má! Seu blog é muito interessante. Principalmente esse último post. O que eu percebo entre os adolescentes também são muitos erros de português devido a maneira de escrever na internet. Esses erros os confundem no dia a dia!!!! Eles já não sabem a diferença entre o linguajar da internet, que usam em Msn por exemplo, e o idioma correto... ai ai qual será o futuro??? Um grde abraço!
De facto os Blogs são cada vez mais importantes!
Parabéns pelo seu Blog
Cumprimentos
www.inovacaomarketing.com
Acho fundamental que as empresas se interessem por esse tipo de informação e se preparem para os novos consumidores. Caso contrário, terão vida curta.
Parabéns. Muito bom esse blog.
[]´s
Oi Marcelo,
Obrigada pelos dados. O estudo que você menciona se refere a adolescentes americanos, brasileiros ou de todo o mundo?
Oi Regina,
Esse estudo foi baseado em uma pesquisa com adolecentes americanos.
Abs,
MM
Postar um comentário