quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Redes Sociais e Blogs fazem a cabeça dos adolescentes


Assine nosso Feed ou receba os artigos por email

No final de dezembro foi divulgado o estudo "Teens and Social Media", da Pew Internet & American Life Project. Esse estudo mostrou informações muito interessantes sobre o comportamento dos jovens de 12 a 17 anos na internet. Seguem alguns dados que tirei do material da Pew:

64% dos adolescentes criam ao menos um tipo de conteúdo na internet.
55% dos que têm um perfil em redes sociais mostram mais tendência em ter um blog.
42% dos usuários de redes sociais têm um blog.
70% deles reportam ler blogs alheios.
76% comentam posts do blog de um amigo pelas redes sociais.
35% das garotas têm blog, em comparação a 20% dos garotos.
54% das internautas postaram fotos online, contra 40% dos meninos.
19% dos garotos publicam vídeos, quase o dobro dos 10% das garotas.
47% divulgou fotos onde outros usuários possam vê-las.
89% deles afirmaram que as pessoas comentam suas imagens.
39% compartilham suas criações artísticas online.
33% criam conteúdo para outros sites ou blogs.
28% têm um diário online ou blog - em 2004, eram 19%.
27% mantêm um site pessoal, aumento de 5 pontos percentuais em comparação com 2004.
26% misturam conteúdo online com suas próprias criações.
39% restringem o acesso a suas fotos “na maioria das vezes”.
21% publicam fotos sem restringir a visualização.
19% restringem o acesso na maior parte das situações.
46% nunca limitam a visualização dos mesmos.

Seguem mais alguns dados de uma outra pesquisa da Pew (divulga em outubro/07) sobre redes sociais e web 2.0, que mostra o que os adolescentes colocam em seus perfis nas comunidades online que participam:

82% dos que criaram um perfil incluíram o primeiro nome nele.
79% colocaram foto.
66% colocaram foto dos amigos.
61% deram o nome de sua cidade.
49% deram o nome de sua escola.
40% deram o nick com que aparecem na mensagem instantânea.
39% dão links para seu blog.
29% incluem e-mail.
29% incluíram o sobrenome.
29% colocaram vídeos.
2% incluíram telefone celular.

É muito curioso, pois, analisando esses números, podemos perceber que a questão da privacidade, tão preocupante para o pessoas de faixas etárias superiores, é tratada sem muito stress por esses jovens. Esses adolescentes colaboram e interagem entre sim produzindo, modificando e publicando conteúdos próprios e de terceiros com uma naturalidade antes nunca vista.

Um outro ponto interessante que aparece no estudo, é o baixo uso do e-mail para comunicação entre esses jovens. A grande maioria prefere usar ferramentas de comunicação simples, eficientes e mais rápidas, como mensagens instantâneas e SMS. Apenas 14% dos jovens entrevistados disseram que enviam e-mails regularmente.

Muitas empresas interessadas nesse público já estão criando estratégias para se adaptar a esse novo consumidor que lê blogs (não revistas e jornais convencionais) e é influenciado por comunidades online (não por PhDs e especialistas tradicionais).

Outras postagens:

Todo mundo quer um iPhone
TV Digital: O que muda no curto prazo? Francamente, quase nada.
Bebês Internautas
Futebol e Web 2.0
Vantagens da TV Digital
Orkut para desenvolvedores
Crianças brasileira lideram o uso de internet
Facebook lança serviço para Blackberry
Second Life em tempos de orçamento curto
Google Maps made in Brasil

8 comentários:

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Vou tentar ver melhor esses resultados. Boa iniciativa: também acredito nas potencialidades democráticas da Internet.
Abraço

Anônimo disse...

A internet mudou bastante, gostei muito desses resultados, eu me lembro quando blog antigamente era um diário, hoje em dia não é mais.

Anônimo disse...

Novos tempos estão chegando... ótimas informações... Rick concordo com vc. abs.

Anônimo disse...

Oi Má! Seu blog é muito interessante. Principalmente esse último post. O que eu percebo entre os adolescentes também são muitos erros de português devido a maneira de escrever na internet. Esses erros os confundem no dia a dia!!!! Eles já não sabem a diferença entre o linguajar da internet, que usam em Msn por exemplo, e o idioma correto... ai ai qual será o futuro??? Um grde abraço!

Anônimo disse...

De facto os Blogs são cada vez mais importantes!

Parabéns pelo seu Blog

Cumprimentos

www.inovacaomarketing.com

Anônimo disse...

Acho fundamental que as empresas se interessem por esse tipo de informação e se preparem para os novos consumidores. Caso contrário, terão vida curta.

Parabéns. Muito bom esse blog.

[]´s

regina disse...

Oi Marcelo,
Obrigada pelos dados. O estudo que você menciona se refere a adolescentes americanos, brasileiros ou de todo o mundo?

Marcelo Minutti disse...

Oi Regina,
Esse estudo foi baseado em uma pesquisa com adolecentes americanos.
Abs,
MM

Add to Technorati Favorites
BlogBlogs.Com.Br