segunda-feira, 9 de junho de 2008

Freeconomics: A cultura da abundância em um mundo gratuito


Assine nosso Feed ou receba os artigos por email

Na última edição da revista HSM, saiu um artigo muito bom de Chris Anderson (editor-chefe da Wired e autor do livro "The Long Tail"). Nesse artigo, ele prega a cultura do "tudo grátis", onde o modelo do custo zero como estimulo a abundância provoca uma onda de inovações. Precisamos entender aqui, que quando Anderson fala sobre custo zero ele está se referindo ao cliente final e que a receita deve ser gerada através de outros meios, como publicidade ou vendas cruzadas (apesar que a abundância permite que muitos produtos cheguem próximos do custo zero realmente).

Um exemplo interessante que ele descreve é do serviço de e-mail, que por muitos anos os usuários tiveram que pagar pelo armazenamento de suas mensagens. Até que um dia, como os custos de armazenamento caíram muito, o Google foi atrás dos novos clientes oferecendo 1GB de espaço grátis para cada um. Nisso o Yahoo! respondeu imbatível: espaço infinito grátis (custo zero para o usuário). Como as páginas de webmail vem com anúncios publicitários, mais usuários significa mais receita (cultura da abundância).

Podemos encontrar exemplos desse modelo em vários setores. As Lojas Americanas vendem DVDs a preços mínimos esperando que o cliente compre outros produtos na loja. Algumas empresas aéreas oferecem passagens de ida a R$ 50,00 desde que se compre a volta com preço cheio. A Sony vende seu PlayStation 3 com prejuízo considerando que terão lucro na venda dos jogos. A Comcast, gigante norte-americana de TV a cabo, distribuiu aparelhos de gravação de DVDs a 9 milhões de clientes apostando na venda de outros serviços como suporte premium, filmes em sistema pay-per-view e banda larga.

Agora é olhar para o próprio umbigo e pensar em como esse novo conceito pode melhorar o modelo de negócio da sua empresa. Mas cuidado para não sair distribuindo produtos e serviços de graça sem uma boa estratégia de receita por trás. :)

Posts relacionados:
Sucesso e Web 2.0: Uma questão de inovação
Buscadores da Blogosfera
Manifesto da Blogosfera
Software Gratuito versus Pago: Qual escolher?
Internet: Tendências para 2008
Marketing 2.0: A evolução do marketing online
Todo mundo quer um iPhone
Futebol e Web 2.0

3 comentários:

Anônimo disse...

Blog muito legal!!!

Anônimo disse...

Post interessante. Esse Chris Anderson é o cara.

RDM disse...

Oie Má! Sim, é verdade. Algumas coisas grátis não deram certo, como a internet grátis. O serviço era ruim, e acabou caindo no limbo. Mas hoje, por exemplo, as notícias estão "gratuitamente" na mídia... será o fim dos jornais??

Add to Technorati Favorites
BlogBlogs.Com.Br